quinta-feira, 30 de abril de 2015

A Observação de Si-Conheça a Ti Mesmo

                                                                 Conheça a Ti Mesmo

A observação de si.    

  Conhece-te a ti mesmo – este era o primeiro principio e a primeira exigência de todas as antigas escolas de psicologia. Lembramo-nos ainda dessas palavras, mas perdemos sua significação. Pensamos que conhecermo-nos a nós mesmos quer dizer conhecermos nossas particularidades, nossos desejos, nossos gostos, nossas capacidades e nossas intenções, quando na realidade isso significa conhecermo-nos como máquinas, isto é, conhecermos a estrutura da nossa máquina, suas partes, as funções das diferentes partes, as condições que regem seu trabalho, e assim por diante. Compreendemos, em geral, que não podemos conhecer máquina alguma sem havê-la estudado. Devemos nos lembrar disso quando se trata de nós mesmos e devemos estudar nossa própria máquina como máquina que é. O meio de estuda-la é a observação de si.    Não existe outro meio e ninguém pode fazer esse trabalho por nós. Devemos fazê-lo nós mesmos. Antes, contudo, devemos aprender como observar. Quero dizer que devemos compreender o lado técnico da observação, devemos saber que é necessário observar diferentes funções e distingui-las entre si , recordando ao mesmo tempo o que sabemos dos diferentes estados de consciência, do nosso sono e dos númerosos  “eus” que existe em nós.
   Tais observações darão resultado prontamente. Em primeiro lugar, o homem notará que não pode observar imparcialmente nada do que encontra em si mesmo. Certos traços lhe agradarão , outros lhe desagradarão, o irritarão ou mesmo lhe causarão horror. E não pode ser outro modo. O homem não pode estudar-se como se fosse uma estrela longínqua ou curiosa espécie de fóssil. Naturalmente, gostará nele daquilo que favorece o seu desenvolvimento e detestará aquilo que torna esse desenvolvimento mais difícil ou até impossível. Isso quer dizer que muito pouco tempo depois de haver começado a observar-se, distinguirá em si os traços úteis e os traços prejudiciais, isto é, úteis ou prejudiciais do ponto de vista de um conhecimento possível de si mesmo, de um despertar possível, de um desenvolvimento possível. Discernirá nele o que pode tornar-se consciente e o que não pode e deve ser eliminado. Ao se observar, nunca deverá esquecer que o estudo de si é o primeiro passo no caminho de sua evolução possível.     


P.D. Ouspensky – PSICOLOGIA DA EVOLUÇÃO POSSÍVEL AO HOMEM – Síntese notável, atualíssima, da ciência do desenvolvimento espiritual através da consciência . Editora Pensamento - (Alguns Grifos Meus: Paulo Paz)  

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Você Pode Ser Um Curador!

Amor, Sabedoria, Saúde, Luz e Paz 


Você pode ser um curador

Qualquer pessoa pode se tornar um curador, desde que ele compreenda que é apenas um canal, através do qual o perfeito amor espiritual pode fluir. Quando você está doente, você se desconectou da capacidade de se curar. Você perdeu o contato com a sua fonte de cura. Suas habilidades de cura serão encontradas ao se reunir com a Fonte. Como um curador, você permanece em contato com o todo, sem se tornar vítima da superstição da separação, o que faz com que a doença tome posse, em primeiro lugar.

Quando você toca a doença do outro com a energia do espírito ou da fonte, você ativa a conexão e facilita o processo de cura. Neste sentido, sim, você é um curador, ainda que não cure ninguém. Você nem mesmo precisa compreender a mecânica deste processo. Quando você ajuda o outro a se tornar ciente da fonte, da qual ocorre a cura, você não somente facilita a cura, mas age também para ajudar outros a prevenir doenças futuras.

Estou convencido de que você pode realmente se tornar um instrumento de cura, elevando o seu campo energético para níveis mais elevados e mais espirituais. Deus não cura a doença, porque a doença não é aceita como um poder separado. Pelo contrário, Deus é o poder da harmonia.

Seja este poder, viva lá, e você estará trazendo a graça a um dano em sua vida, e às vidas daqueles que encontrar, que vivem na ilusão da doença.

Acredite neste poder.

Isto não é um milagre, mas simplesmente, a maneira como as coisas são. Como São Tomás de Aquino colocou: “Milagres são sinais não para os que creem, mas para aqueles que não creem.”

Wayne W. Dyer

13/09/2012 - Universe Natural - POR JOSÉ BATISTA DE CARVALHO

terça-feira, 28 de abril de 2015

Buscando a Verdade


17 - Eu vos darei o que nenhum olho viu, nenhum ouvido ouviu, nenhuma mão tangeu, e que jamais surgiu no coração do homem.

Eis mais um vernáculo consubstancial, desta vez com o 15. O que Emanuel nos trouxe, como poderia ter surgido antes no coração humano se, anteriormente a Ele, não  havia nem vestígio em nosso Sistema? A Iniciação no Cristo, e a Ligação com a Casa do Pai (Philo de Deus), antes pertenciam, exclusivamente, aos Seres que já se haviam realizado no Éden (Homens) e já conheciam a Luz; por isso tão poucos foram achados aptos a receber o que o Emanuel trouxe.

Substituir valores humanos  por valores morais; 
Substituir valores morais por valores espirituais;
Substituir o manifesto e imediato pelo imanifesto e imperecível: eis a fórmula da Evolução!

Expulsar os vícios e colocar as Virtudes em seu lugar; matar os desejos para que nasça o Amor; fazer-se à Luz para que as trevas desapareçam; buscar a Verdade para que a névoa da ignorância se dissipe: eis o Caminho para a Casa do Pai.

M.K.Gandhi: Acredito na essencial unidade do Homem e, portanto, na unidade de tudo que vive.
Por conseguinte, se um Homem progredir espiritualmente, o mundo inteiro progride com ele, e se um Homem cai, o mundo inteiro cai em igual medida.

"O Quinto Livro - Pg.31 - Yogaliastro

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Religião

por Sheyla Miranda | Edição 110 http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-sao-os-evangelhos-apocrifos

Religião

O que são os evangelhos apócrifos?

São livros que descrevem a vida de Jesus, mas que a maioria das igrejas cristãs consideram ilegítimos. Por isso, eles não entram no cânon - conjunto de textos considerados sagrados - da Bíblia. Além dos evangelhos, porém, há outros tipos de apócrifos que descrevem, por exemplo, a origem e o fim do mundo, como fazem o Gênesis e o Apocalipse bíblicos, respectivamente. "O cânon foi estabelecido para unificar a fé cristã, delimitar o que era dito a respeito de Deus e seu Filho e para reforçar seus dogmas. Aqueles textos que, segundo a Igreja, não têm autoria de um apóstolo (caso dos evangelhos) ou têm conteúdo divergente do texto bíblico, não podem ser considerados sagrados", diz Jonas Lopes, doutor em Teologia e Ciências da Religião e pesquisador de textos apócrifos cristãos.

Bíblia alternativa
Alguns textos rechaçados por católicos e protestantes são sagrados para outras vertentes do cristianismo

ENOQUE I
SÓ É SAGRADO PARA Igreja Judaica de Beta Israel, Igreja Ortodoxa da Etiópia, Igreja Ortodoxa da Eritreia
O autor seria Enoque, bisavô de Noé. Conta a história dos vigilantes: anjos caídos que fecundam mulheres humanas e geram uma raça de gigantes devoradores de homens. Esses gigantes, que seriam a causa do mal na Terra, não são mencionados na Bíblia
"E as mulheres conceberam e geraram gigantes cuja estatura era de trezentos cúbitos. Estes devoravam tudo o que o labor dos homens produzia e tornou-se impossível alimentá-los; Então eles voltaram-se contra os homens, a fim de devorá-los."

EVANGELHO DE FELIPE
Além de declarar que "Deus é um devorador de homens", apresenta Maria Madalena como possível companheira de Jesus. É neste texto que se baseiam os que acreditam existir uma linhagem de descendentes de Cristo. Soa familiar? O apócrifo influenciou O Código Da Vinci
"A companheira [do Salvador] era Maria Madalena. [Ele] a amava mais que a todos os discípulos e costumava beijá-la muitas vezes na boca. Eles lhe disseram: Por que você a ama mais do que a todos nós?"

EVANGELHO DE JUDAS

Revelado em 2006, teria sido escrito por Judas Iscariotes, o odiado traidor de Jesus. Ao contrário do que contam os quatro evangelhos canônicos, Judas seria o discípulo mais fiel e próximo de Cristo. Segundo o relato, o mestre ordena ao seu favorito que o denuncie e guarde o segredo dos colegas
"Jesus, respondendo, disse-lhe: Você se tornará o décimo terceiro, e será amaldiçoado pelas outras gerações - e você virá a governar sobre elas."

APOCALIPSE DE PEDRO
Descreve como seriam as punições no inferno e os prazeres do céu. Debaixo da terra, mulheres adúlteras são penduradas pelos cabelos, os pecadores ficam em um lago de sangue e restos mortais, os blasfemos são pendurados pela língua e os homossexuais ficam subindo e descendo morros
"E alguns lá estavam pendurados pela língua, e estes foram os blasfemos do caminho da justiça, e sob eles estava o fogo, queimando a puni-los."
• Na Bíblia, a descrição sobre o Juízo Final não é tão pesada como no Apocalipse de São Pedro

EVANGELHO DA INFÂNCIA SEGUNDO TIAGO
Refere-se à vida dos pais e avós de Jesus, mas diverge intensamente do texto bíblico. Os pais de Maria são infelizes por não ter filhos, até que Joaquim jejua no deserto por 40 dias e 40 noites, recebe uma intervenção divina e então nasce Maria. A mãe de Jesus chega a ser recusada pelo noivo José, que só aceita levá-la para casa ao ser ameaçado de castigo
"E o sacerdote disse a José: Tu foste escolhido por sorteio para ter em tua guarda a virgem do Senhor. Mas José recusou, dizendo: Eu tenho filhos, e eu sou um homem velho, e ela é uma jovem garota. Tenho medo de me tornar um motivo de riso para os filhos de Israel."

JUBILEUS
SÓ É SAGRADO PARA Igreja Ortodoxa da Etiópia
O livro divide em jubileus - períodos de 49 anos - a história do mundo desde a Criação até o profeta Moisés receber os Dez Mandamentos. Num dos relatos mais polêmicos, Caim, filho de Adão e Eva, se casa com a irmã, Avan - fato não registrado na Bíblia
"E Caim tomou Avan, sua irmã, para ser sua esposa."
• Os evangelhos apócrifos e o Apocalipse de Pedro não são considerados sagrados por nenhuma igreja cristã

OUTROS APÓCRIFOS
Livros descartados por autoridades religiosas também existem em religiões orientais. A Rigveda, do hinduísmo, é composta de 1 028 hinos e tem 11 apócrifos

CAMINHO SAGRADO
É difícil, mas um livro novo pode se tornar oficial para o catolicismo
Se novos textos de conteúdo cristão forem encontrados, é preciso que uma equipe de arqueólogos e pesquisadores ateste a legitimidade dos documentos. Isso aconteceu com os manuscritos do mar Morto, na década de 40. Porém, para ser incluído no cânon católico, o conteúdo teria de passar pelo crivo de uma comissão formada por autoridades da Igreja.
• Para um texto descoberto ser considerado sagrado é preciso ter a autoria reconhecida de um dos apóstolos de Cristo

• Mesmo entre os cristãos, não há consenso sobre o cânon sagrado: a Bíblia católica tem sete livros a mais que a protestante


FONTES Os Evangelhos Apócrifos, de Joseph Carter; Apocrifos del Antiguo y del Nuevo Testamento (vários autores)

domingo, 26 de abril de 2015

Espinhos na Carne

Descobrir a Verdade Doe, mas se Cura, enquanto a Mentira é a própria Doença

Nos libertarmos das crenças e crendices que nos impuseram chega a ser doloroso, muitas vezes como se nos tirasse um pedaço ou membro; mas é um procedimento necessário, preferível do que morrer gangrenado. Seja Corajoso!                                                                                                        

sábado, 25 de abril de 2015

Abrindo as páginas do mistério


ABRINDO AS PÁGINAS DO MISTÉRIO, HÁ MUITOS CONCEITOS QUE NEM SE QUER SUSPEITÁVAMOS QUE EXISTISSEM OU QUE AINDA EXISTEM. MUITAS ESCOLAS DE MISTÉRIOS VIERAM E SE FORAM E A MAIORIA DA HUMANIDADE RECENTE NEM SE QUER TEVE UM RAIO DE LUZ, UM INSIGHT, UM PEQUENO FLASH DE ONDE PODERIA ESTAR SENDO DISTRIBUÍDA ESSA SUBSTÂNCIA VALIOSA CHAMADA CONHECIMENTO... “ Aldrin R.Freires”

Homem Natural X Homem Espiritual


4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; 5 Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no Poder de Deus. 6 Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; 7 Mas falamos a Sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; 8 A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da Glória. 9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. 10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as  profundezas de Deus. 11 Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele esta? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. 12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provem de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. 13 As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. 14 Ora o homem natural não compreendem as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente. 15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. 16 Porque, quem conhece a mente do Senhor, para que possa instrui-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.  1 Corintios 2 - v 4 a16 - O NOVO TESTAMENTO - Traduzido em Português por José Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida - Os Gideões Internacionais.Grifos meus Paulo Paz. 

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Vencer a Ignorancia e Derrotar o Fanatismo


Ensinos do Grande Mestre Gurdjieff

Porque Eu Sou Espiritualista

Eu Sou Espiritualista
Porque?

Já há algum tempo estou no que chamo de minha Caminhada Espiritual, e ainda nos primeiros passos, e escolhi ser Espiritualista para aproveitar e praticar o que mais me agradar em cada uma das religiões  e  filosofias, não ficando preso a dogmas religiosos, fantasias e medos; vivemos na era da informação, e creio ser o maior "pecado", se é que existe, não fazer uso dessa oportunidade para desenvolver nossos conhecimentos e inteligencia. Sabemos que políticos e religiosos o que todos querem é nos manter escravizados para tirarem o maior proveito possível, e se você ainda não sabe, já está mais do que na hora de saber, e se deixar sua vida "opinião, inteligência, liberdade, etc" nas mãos de outras pessoas, e principalmente lideres religiosos e políticos, jamais saberá. Mesmo estando encarnado" preso" a um corpo físico, nosso Espírito é Livre, e Sempre Será; assim sendo, não precisamos temer represálias de fanáticos porque nem a morte afetará nosso Espirito; por isso resolvi criar o blog, para se possível através do que Sou, Penso e Faço, possa auxiliar outras pessoas a se Libertarem . Gratidão.(Paulo Paz) .

As diferenças entre Religião e Espiritualidade

A religião não é apenas uma, são centenas.
A espiritualidade é apenas uma.
A religião é para os que dormem.
A espiritualidade é para os que estão despertos.

A religião é para aqueles que necessitam que alguém lhes diga o que fazer e querem ser guiados.
A espiritualidade é para os que prestam atenção à sua Voz Interior.
A religião tem um conjunto de regras dogmáticas.
A espiritualidade te convida a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.

A religião ameaça e amedronta.
A espiritualidade lhe dá Paz Interior.
A religião fala de pecado e culpa.
A espiritualidade lhe diz: "aprenda com o erro".

A religião reprime tudo, te faz falso.
A espiritualidade transcende tudo, te faz verdadeiro!
A religião não é Deus.
A espiritualidade é Tudo e, portanto é Deus.

A religião inventa.
A espiritualidade descobre.
A religião não indaga nem questiona.
A espiritualidade questiona tudo.

A religião é humana, é uma organização com regras.
A espiritualidade é Divina, sem regras.
A religião é causa de divisões.
A espiritualidade é causa de União.

A religião lhe busca para que acredite.
A espiritualidade você tem que buscá-la.
A religião segue os preceitos de um livro sagrado.
A espiritualidade busca o sagrado em todos os livros.

A religião se alimenta do medo.
A espiritualidade se alimenta na Confiança e na Fé.
A religião faz viver no pensamento.
A espiritualidade faz Viver na Consciência.

A religião se ocupa com fazer.
A espiritualidade se ocupa com Ser.
A religião alimenta o ego.
A espiritualidade é Meditação.

A religião enclausura nossa memória.
A espiritualidade liberta nossa Consciência.
A religião crê na vida eterna.
A espiritualidade nos faz consciente da vida eterna.

A religião promete para depois da morte.
A espiritualidade é encontrar Deus em Nosso Interior durante a vida.

(Autor Desconhecido)

Mantras Eu Sou Espiritualista - Manhã e Noite

Em virtude de uma necessidade pessoal, fui inspirado a criar esses Mantras, em seguida surgiu a vontade de compartilhá-los, e dai o blog. 
Pra mim, esse blog, é uma forma de eu agradecer ao Poder da Criação "Deus" e comprovar meu comprometimento com Ela, procurando através do Eu Sou, e do que sou, auxiliar meus Semelhantes. Gratidão Sempre!    


Mantra Eu Sou Espiritualista - Para Proteção - Manhã .

Que o Poder da Criação possa Proteger-me e Imunizar-me de toda e qualquer atmosfera psíquica negativa; fazendo de mim um instrumento de Vossa Luz, para que eu manifeste constantemente Amor, Sabedoria, Saúde, Luz e Paz, para o Meu Ser, para Minha Vida, e para o Ser e Vida dos Meus Semelhantes.
Que Assim Seja, Agora e Sempre. Gratidão!

Inspirado a Paulo Rogério Rodrigues Silva (Paulo Paz) em 23/04/2015 as 22h43 - com recomendação de ser recitado 27 vezes ao acordar.

Mantra Eu Sou Espiritualista - Para Agradecimento - Noite

Com Amor e Gratidão Louvo ao Poder da Criação Cósmica, e ao Rei da Sabedoria e Seus Filhos Celestiais, Agradecido pela oportunidade atual da existência, sendo mantido e orientado na Luz, Paz e Amor.
Agora e Sempre, Gratidão!

Inspirado a Paulo Rogério Rodrigues Silva ( Paulo Paz) em 24/04/2015 as 02h05 - em lembrança do  Amigo Sr. Wilson - Lar Maria e Jeremias.