Para nós, importa apenas
estabelecer onde começa a evolução e como prossegue. E se nos lembrarmos da
analogia completa entre a humanidade e o homem, não será difícil estabelecer se
a humanidade está ou não em evolução.
“Podemos dizer, por exemplo,
que a vida é governada por um grupo de homens conscientes? Onde estão? Quem são? Vemos exatamente o
contrário. A vida está em poder dos mais inconscientes e dos mais adormecidos.
“Podemos dizer que observamos na vida uma preponderância dos elementos
melhores, dos mais fortes, dos mais corajosos? – De modo algum. Ao Contrário,
vemos, em toda parte, o reino da vulgaridade e da estupidez em todas as suas
formas.
“Podemos dizer, por fim, que vemos na vida aspirações em direção à
unidade, em direção a unificação? Certamente não. Só vemos novas divisões,
novas hostilidades, novos mal-entendidos.
“De modo que, na situação
atual da humanidade, nada denota uma evolução. Ao contrário, se compararmos
a humanidade a um homem, veremos claramente o crescimento da personalidade
às custas da essência, que quer dizer, o crescimento do artificial, do irreal, do que não é nosso, as expensas
do natural, do real, do que é bem nosso.
“ Ao mesmo tempo, constatamos um crescimento do automatismo.
“ A civilização contemporânea quer autômatos. E as pessoas estão seguramente
perdendo seus hábitos adquiridos de independência, transformam-se cada vez mais
em robôs, não são mais que engrenagens de suas máquinas. É impossível dizer como tudo isso acabará, e como sair dai – nem mesmo se pode haver um fim e uma
saída. Uma só coisa é certa: a
escravidão do homem só aumenta. O homem torna-se um escravo voluntário. Não tem mais necessidade de grilhões:
começa a amar sua escravidão, a orgulhar-se dela. E nada mais terrível
poderia acontecer ao homem.
- Tudo o que disse até agora referia-se à humanidade considerada em seu
conjunto. Mas, como já assinalei, a evolução da humanidade só se pode fazer através
da evolução de um certo grupo que, por sua vez, influenciará e dirigirá o resto
da humanidade.
“Podemos dizer que existe tal grupo? Talvez possamos, com base em certos
sinais, mas, em todo caso, devemos reconhecer que é um grupo muito pequeno,
totalmente insuficiente para subjugar o resto da humanidade. Ou então,
considerando as coisas de outro ponto de vista, podemos dizer que a humanidade
está num estado tal, que é incapaz de aceitar a direção de um grupo consciente.
- Quantas pessoas pode haver nesse grupo consciente? Perguntou alguém.
- Só eles sabem, respondeu G.
- Quer dizer que todos se conhecem? Perguntou a mesma pessoa.
- E poderia ser de outro modo? Imaginem dois ou três homens acordados no
meio de uma multidão de adormecidos. Certamente se reconhecerão. Mas o que
estão adormecidos não podem conhece-los. Quantos são? Não sabemos e não podemos
saber antes de termos despertado; já explicamos que um homem nada pode ver
acima de seu próprio nível de ser. De certo, duzentos homens conscientes, se
existissem e achassem essa intervenção necessária e legítima, poderiam
modificar toda a vida sobre a terra. Mas ou não existem em número suficiente,
ou não querem, ou os tempos ainda não chegaram, ou talvez os outros estão
dormindo profundo demais.
P.D. Ouspensky – Fragmentos de um ensinamento Desconhecido – em busca do milagroso – Ed.Pensamento Pg.352,353
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